DICAS E NOVIDADES
Alimentação 60+ - Chá Verde
O chá verde (Camellia sinensis) é uma das bebidas mais antigas e populares do mundo.
O tipo mais popular de chá verde consumido é o Sencha, mais frequentemente feito no Japão. Após o tratamento adequado, as espécies Bancha, Matcha e Gyokuro são feitas a partir do chá Sencha.
A infusão de folhas de chá verde Matcha, ao contrário de outros tipos de infusões, possui a maior quantidade de cafeína e L-teanina. Estudos científicos disponíveis indicam que a L-teanina modifica significativamente os efeitos da cafeína, reduzindo seu efeito estimulante, afetando positivamente o trabalho cerebral, melhorando as funções cognitivas, humor e concentração e, adicionalmente, diminuindo a pressão arterial.
As propriedades promotoras da saúde do chá verde são devidas à presença de polifenóis, destacando-se as catequinas, cujas funções básicas incluem seus efeitos antioxidantes (eliminação de espécies reativas de oxigênio, inibição da formação de radicais livres e peroxidação lipídica), sua atividade anti-inflamatória e quimiopreventiva. Além disso, a ingestão de 3 a 5 xícaras/dia foi associada à menor taxa de risco de acidente vascular cerebral e demência.
A forma de preparo que preserva mais as suas propriedade é por infusão, segue uma receitinha:
Chá verde com gengibre, hibisco e casca de limão
Ingredientes:
2g dInge pétalas de hibisco (4 a 5 pétalas)
4 rodelas finas de gengibre
2 tiras de casca de limão siciliano, aproximadamente da largura de um dedo (tente não retirar a parte branca da casca, para não amargar)
3g de Chá Verde Orgânico
Modo de Preparo: Aqueça 300ml de água filtrada a 100°C e deixe as especiarias e a casca do limão em infusão, por 5 minutos. Acrescente os 3g do chá verde orgânico e deixe na infusão, junto com as especiarias, por mais 3 minutos. Agora é só coar e se aquecer com este chá especial.
Obs: Evite tomar esses chás após as 17 horas para não interferir no sono. Pacientes grávidas, com úlcera, gastrite, doenças no fígado: cuidado com interação do chá com medicamentos para hipertensão e diabetes; Não diminua seu consumo de água pura.
VEJA TAMBÉM
NO QUE PODEMOS AJUDAR?
VENHA CONVERSAR CONOSCO