DICAS E NOVIDADES
Toda pessoa distraída tem déficit de atenção?
Nem toda pessoa distraída tem Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). Dois aspectos devem ser considerados para o diagnóstico: o primeiro é a PRESENÇA DE OUTROS SINTOMAS que fazem parte do quadro. Se uma pessoa tem TDAH, ela não terá só a dificuldade de atenção. Necessariamente, ela terá outros sintomas que podem não vir inicialmente como queixas, e não serem percebidos como sintomas, mas devem ser investigados e identificados numa avaliação médica.
Outro aspecto é a PERSISTÊNCIA DO SINTOMA. No déficit de atenção, esse indício habitualmente acompanha a pessoa pela vida, mesmo que possa ser mais percebido em determinados períodos, especialmente em algumas situações de maior demanda, mas não deve ser um sintoma pontual e restrito no tempo.
Também é importante ressaltar que a atenção pode estar prejudicada pela presença de outras situações como ansiedade e depressão. Então, quando existe a percepção de alguma dificuldade de atenção ou de memória, é importante ser feita uma avaliação para o diagnóstico correto.
NO QUE PODEMOS AJUDAR?
VENHA CONVERSAR CONOSCO